Dicas sobre o Caminho de Santiago de Compostela é o que se vê por todo canto. Mas normalmente fala-se sobre que calçado utilizar, tipos de equipamentos, onde parar, quanto peso carregar e outras coisas assim.
Com o grande crescimento do número de pessoas indo peregrinar, percebi que não vemos muitas dicas sobre como o peregrino deveria se comportar nos albergues. Não trata-se de regras, mas de consciência do que é peregrinar, do que é o Caminho de Santiago e do que é respeito.
Independente do motivo pelo qual alguém esteja percorrendo a rota Jacobea, acredito que a solidariedade e a compreensão devam fazer parte desta jornada, que trará muito aprendizado, antes, durante e depois de chegar em Santiago de Compostela.
Escrevo estas “dicas” baseando-me na vivência que tive no Caminho de Santiago e nas dicas de outros peregrinos. Algumas coisas a gente só percebe depois que alguém nos fala, outras são um pouco óbvias. Mas de qualquer forma, nunca é demais tentar ajudar os que ainda estão indo.
Espero não ter esquecido de nada, mas se você notar a falta de alguma coisa escreva um comentário. Adicionarei as novas dicas no artigo, ajudando mais peregrino!
Neste artigo você vai encontrar:
Dicas de Uso dos Albergues no Caminho de Santiago
1. A escolha da cama (ou beliche)
Em alguns albergues, o hospitaleiro indica qual será seu leito. Em outros, a escolha é sua. Lembre-se, você estará muito cansado e sentindo-se fraco, mas os outros peregrinos também estarão!
Portanto, se você é jovem e tem condições de subir no beliche, pegue a parte de cima. Os que ainda não chegaram podem estar vindo de lugares mais distantes, ter mais idade ou não ter condições de subir. Raramente alguém vai te pedir para trocar, pois acredita que, se você pegou a parte de baixo, é porque realmente precisa.
2. Onde colocar a mochila
No Caminho é comum passarmos por trilhas. Por isso, a mochila pode trazer percevejos (os famosos chinches, em espanhol). Portanto, jamais coloque sua mochila na cama!
Apesar disso ser algo automático algumas vezes (colocar a mochila na cama), procure evitar. Lembre-se que a cama será usada por outros peregrinos no dia seguinte. Deixe-a em boas condições!
3. O que fazer com as botas
Ao chegar no albergue, caso não seja indicado, pergunte onde você deve deixar a sua bota (ou o calçado que estiver usando). Por mais que o seu calçado não exale cheiro forte, seria constrangedor para os que tem este problema serem os únicos a ter que deixar o sapato do lado de fora.
Além disso, algumas vezes nós não sentimos o cheiro que vem dos nossos pés. Portanto, botas fora dos quartos, sempre que possível.
4. Hora de dormir
Normalmente os albergues fecham às 22:00h (alguns fecham as 23:00h ou não tem horário determinado). Isso não quer dizer que você poderá chegar até este horário fazendo barulho.
Antes de sair para conhecer as redondezas do albergue, deixe tudo pronto para dormir quando chegar de volta. Faça silêncio sempre para não despertar ninguém. Todos tiveram um dia duro e precisam estar bem para o próximo dia.
Além disso, não é porque as luzes se apagam as 22:00h que pode fazer barulho até este horário. Alguns dormem mais cedo. Respeite sempre o silêncio dentro dos quartos. E nada de celular depois de apagarem as luzes! Incomoda muito, tanto a luz como o barulhinho, mesmo que esteja só com o modo de vibração ligado. E falar no celular, nem pensar! Só fora do quarto e ANTES das 22:00h.
5. Hora de acordar
Muitos albergues proíbem os peregrinos de sair antes das 6h da manhã para evitar que acordem os demais. Independente do horário que você vai sair, nada de barulho até TODOS estarem acordados.
Não acenda a luz na cara dos outros porque foi o primeiro a despertar. Muito menos faça isso antes das 6h da manhã!
Também evite as lanternas de cabeça, pois à medida em que você se mexe, a luz passa pelo rosto de todo mundo, incomodando muito. Uma dica: Lanternas com luz vermelha incomodam bem menos, se puder, use-as.
Sacolas plásticas são as maiores fazedoras de barulho! Elas fazem um ruído terrível, acordam todos. Evite mexer nelas. Ou melhor, evite ter destas sacolas. Recomendo usar as de tecido para evitar este problema.
Algo que eu fazia quando queria sair muito cedo: colocava tudo dentro do saco de dormir, em silêncio, ia até um espaço fora do quarto e lá ajeitava tudo.
6. Banho
Normalmente chegamos muito cansados no destino. Alguns dias mais que os outros. E nada como um bom banho para relaxar. Porém todos estão cansados e precisando de um banho. Então, seja rápido!
Em alguns albergues, a água quente vem do boiler (reservatório que aquece a água), que nem sempre é grande. Ou seja, a água quente acaba e, algumas vezes, rápido. Mais um motivo para não “se enrolar” no banho: deixar água quente para os outros que ainda chegarão.
7. Peregrino a pé tem preferência
Esta é uma regra que muitos albergues já não respeitam mais, infelizmente. Peregrinos de bicicleta normalmente só eram aceitos depois das 16:00h (ou mais tarde ainda!). Mas é algo que, independe de ser regra do albergue, deve-se praticar.
Se você chegou de ônibus ou táxi, não tire lugar dos que vem a pé ou bicicleta. Se o albergue for muito grande e tiver muitos lugares sobrando, não há problemas. Porém nos outros casos, seja solidário com quem está vindo a pé!Pense em ficar em uma pensão ou hostal nestes casos. A diferença de preço é pouca e você estará fazendo um bem para os outros.
8. Janelas
Lembre-se: você não está sozinho no quarto. Mesmo que a janela fique ao lado da sua cama, não abra durante a noite sem permissão de todos (principalmente nos dias frios). É muito desagradável quando um peregrino encalorado faz os demais passarem frio.
9. Comida
Nada de comer no quarto! Normalmente há lugar apropriado para isso. O barulho da embalagem pode incomodar, o cheiro pode incomodar, o barulho dos alimentos crocantes é chato, pode fazer sujeira e, pior, pode atrair insetos.
10. Uso da cozinha
Nos albergues que dispõem de cozinha, procure juntar vários peregrinos para fazer o jantar juntos. É uma ótima maneira de trocar experiências e fazer amigos. Mas, principalmente, é uma forma de otimizar o uso da cozinha. Afinal, se cada um for fazer sua própria comida, os outros que também estão com fome terão que esperar.
Procure também não usar todas as bocas do fogão nem usar todos os utensílios. E ser gentil nunca é demais: se tiver alguém esperando, procure ajudá-lo.
11. Ir ao banheiro durante a noite
Precisa ir ao banheiro durante a noite, quando todos estão dormindo? Isso pode acontecer com qualquer um. Mas vá e volte no maior silêncio. E tente não balançar muito o beliche ao descer ou subir.
12. Ronco
Uma coisa que descobri depois de muitas noites em albergue: a maioria das pessoas ronca, e muitos não sabem (provavelmente você também).
Claro que alguns roncam mais e outros menos. Há albergues (pouquíssimos) que até tem quarto para roncadores, para aqueles que sabem que irão fazer muito barulho ao dormir. Mas, independente disso, lembre-se que está em um albergue, não em uma pensão ou hotel. Portanto, não crie confusão nem brigas porque alguém roncou na noite passada.
Ninguém ronca de propósito. Leve tampões para o ouvido e durma tranquilo.
13. Banheiro
Lembre-se que o banheiro será usado por todos e que em alguns albergues não há separação de banheiros masculino e feminino.
Sendo assim, nada de ficar lendo as notícias do dia ou meditando enquanto usa o banheiro. Pode ter outros peregrinos precisando usar o banheiro. Depois de usar, procure deixá-lo em condições de uso. Ou seja, deixe o banheiro como você gostaria de encontra-lo quando for usar.
Mais uma coisa: eu sei que a tentação de roubar o papel higiênico é grande, pois poderá precisar no caminho. Mas não faça isso! Faça o contrário: compre na mercearia da cidade e, se vier mais de um, deixe no albergue para os outros peregrinos. Pensar nos outros, sempre! Não esqueça que você está no Caminho de Santiago!
14. Deixe o albergue pronto para o próximo peregrino
Regra básica: sujou? limpe! Usou a cozinha? lave o que usou. Tomou banho? procure passar um rodo, se tiver um disponível no banheiro. Evite molhar o banheiro todo. Todos colaborando e respeitando uns aos outros torna a peregrinação menos árdua.
Resumindo: As palavras chave são respeito e solidariedade. Uma das principais lições do caminho é: não ache que só você tem dores pelo corpo, que está difícil só para você, ou que para você é pior que para os demais.
Esqueça o egoísmo. Todos estão tendo os mesmos problemas, e sempre tem alguém pior do que você. Procure ajudar e pensar nos outros sempre, como gostaria que fizessem com você. E passe estas dicas adiante! Compartilhe!
Atualização (24/08/2016): indicação de albergues
Alguns peregrinos sentiram falta da indicação de albergues neste artigo, como disse a leitora Ana Cristina em um comentário. Como expliquei para ela, apontar um albergue é algo difícil por vários motivos, entre eles: manter o artigo atualizado (o albergue pode ter fechado ou trocado de proprietário); o albergue pode não ser mais recomendado; gostar ou não de um albergue pode ser uma questão pessoal; há peregrinos que preferem os públicos ou paroquiais; há diversos sites na Internet com cadastros atualizados dos albergues.
Outro motivo de não ter escrito nada sobre albergues específicos é que procurei focar mais na proposta do artigo, ou seja, nas dicas de uso dos albergues, e não dicas sobre albergues.
Como mantenho o blog sozinho, no meu tempo livre, ficaria impossível manter uma base boa sobre albergues. Claro que tenho os de minha preferência e os que já ouvi falar muito bem. Talvez inclua-os, futuramente, nos artigos sobre as etapas ou em algum artigo específico.
Guia de albergues
Mas para não deixar ninguém na mão, pois sei que as vezes é difícil chegar direto na informação que você precisa na Internet, eu indico o site do Guia Consumer, da Fundação Eroski.
É um guia bem completo (clique aqui para abrir), e sua seção de informações sobre albergues conta inclusive com a avaliação dos peregrinos sobre os albergues. Os comentários são uma boa fonte de informação e geralmente estão atualizados.
Claro que é bom dar uma “filtrada”, pois há muitos peregrino que procura o conforto de um hotel em um albergue. Há também questões pessoais que podem levar algumas pessoas a publicar um comentário positivo ou negativo sobre o lugar. Mas se a maioria dos comentários for boa ou ruim já dá para considerar um bom indicativo.
Outro site bom com informações sobre os albergues é o Gronze. De uma olhadinha, vai gostar desse também!
Espero que eu tenha conseguido suprir um pouco da necessidade de quem procura mais informações sobre os albergues. 🙂
Atualização (03/10/2016): Vídeo com dicas sobre a escolha do albergue
Encontrei um vídeo onde duas peregrinas dão dicas sobre a escolha do albergue no Caminho de Santiago. Achei que podem ser úteis, por isto resolvi inclui-lo neste artigo. Acredito que isso seja bastante útil! 🙂
O vídeo que eu tinha encontrado não existe mais, vou procrar um substituto. Se você conhecer algum, por favor, escreva nos comentários, no fim da página!
Buen Camino!
Muito bom, está bem simples e bem ilustrativo. com certeza ajudará muitas pessoas a se tornarem bons peregrinos….
Obrigada!
Obrigado pelo comentário! Isso sempre ajuda a motivar para que eu continue com o blog! 😉
Tendo qualquer sugestão de post, dúvida ou crítica, fique à vontade para entrar em contato!
Também achei ótimo. Estou indo pela segunda vez e é sempre bom revisitar essas informações.?
Sim, sempre é bom. E para quem não foi, é bom saber, pois há muito material falando das etapas, falando das coisas boas do Caminho, mas esquecem de “dar uns toques” que podem ajudar na convivência com outros peregrinos.
Agradeço o comentário, e fique sempre à vontade para escrever, sugerir, criticar ou apenas comentar! 😉
Gostei muito das dicas, são bem importantes…estou começando a me preparar para o caminho e lendo dicas , comentários , sugestões e experiências já começo a me sentir lá!Obrigada !
Bom saber que as dicas te ajudaram de alguma forma! Precisando de alguma informação é só me escrever, será um prazer ajudar.
Buen Camino!
É a 1ª vez que vou fazer o meu caminho: Lisboa > Santiago (de bike). Gostei das dicas e fazem todo o sentido, pois já tenho experiência de atividades desportivas ao fim de semana e que me obrigavam a passar fora em espaços partilhados com outros. De qualquer maneira saúdo estas sugestões, pois muita gente só pensa em si e não nos outros. Abraço
António, foi isto que pensei quando escrevi este post: lembrar aos peregrinos que o Caminho é solidariedade, é pensar nos outros, é cuidar dos outros. Assim o Caminho será muito mais revelador do que as pessoas imaginam!
Obrigado pelo comentário!
Abraços e buen Camino!
Adorei nas dicas. Mesmo que já sabemos de tudo isso, sempre é bom lembrar.
Olá, Bia!
Obrigado pelo seu comentário!
Como você disse, sempre é bom lembrarmos. Tem muita gente indo para lá, e muitos esquecendo de algumas coisas básicas do Caminho. Então resolvi fazer este post para trazer estas dicas de volta à mente… espero que ajude. ?
Buen Camino!
De facto é preciso ter muita atenção aos percevejos… verifiquem se debaixo do colchão tem estes bichos e se as camas forem de madeira, vejam se têm pintas pretas, são indícios de que estas camas estão infetadas. Infelizmente é uma praga que você não irá querer apanhar e levar para casa.
Obrigada! Suas informações são bem práticas. E como funciona para lavar roupa, principalmente lavar a camiseta e roupa íntima usada no dia. Tem onde pendurar a roupa para secar, já que usar máquinas para 2 ou 3 peças não vale a pena ? Outra coisinha, como foi para sua mãe de 77 anos fazer a caminhada toda?
Gratidão
Olá Andrea!
Para lavar pequenas peças você pode usar um tanque ou mesmo a pia do banheiro. Secar depende, alguns albergues tem varal no exterior, outros não. Também pode estar chovendo e aí as coisas se complicam um pouco. Entra em prática então a criatividade dos peregrinos! Você pode levar, por exemplo, um pedaço de corda de nylon, daquelas de varal, é bem leve e serve para improvisar um mini varal no teu beliche.
Outra coisa comum é, se o tempo estiver bom, pendurar as peças na mochila. Pouco tempo de caminhada e estarão secas.
Acho que vou escrever um post falando mais sobre o assunto, com mais detalhes. Pretendo publicar nesta semana ainda. Mas fique tranquila, sempre dá-se um jeito!
Quanto à caminhada com a minha mãe, vou pedir para que ela me ajude a responder. O que posso dizer é que já vi vários idosos com mais de 80 anos deixando muito jovem para trás! Só recomendo consultar um médico e fazer bastante atividade física antes de ir.
Agora, se tiver bastante tempo, não precisa se preocupar. Pode caminhar trechos menores. Vou explicar melhor num post também.
Espero ter ajudado! E qualquer dúvida que tenha, estou à disposição!
Ah! E obrigado por ler meu blog e também por comentar! Saber que o blog foi útil para alguém me motiva a escrever mais!
Um abraço e Buen Camino!
Oi, Cláudio. Estamos gostando muito das dicas. Está sendo nossa leitura favorita. Um abraço.
Oi!
Obrigado! Procuro colocar mais conteúdo aos poucos. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, serão bem-vindas!
Um abraço!
Faltou indicar alguns albergues para quem não conhece o lugar.
Grata.
Olá Ana!
Eu não indiquei albergues por diversas razões: a escolha do albergue pode ser uma questão pessoal (há quem prefira ficar somente nos paroquiais ou municipais); alguns albergues eram bons quando eu fui e podem não ser mais (podem ter inclusive mudado o proprietário); poderia estar sendo injusto com outros albergues indicando um, parecendo que os outros não são tão bons assim. Mas vou atualizar o artigo mostrando onde pode pegar informações consistentes sobre os albergues. No guia Consumer tem uma seção sobre isto, onde os peregrinos avaliam e comentam sobre os albergues. É uma base de dados bem rica, e desde que descobri tenho usado sempre. É importante saber que temos que ter um “filtro” para o que os peregrinos postam, pois as vezes uma reclamação é uma questão pessoal. Mas se todos estão reclamando ou elogiando, dá para ter uma ideia sobre o albergue. A seção sobre os albergues está neste link.
Mas vou pensar com carinho na sua sugestão de ter algo no blog mesmo, ou algo que possa indicar mais diretamente onde obter estas informações.
Obrigado por escrever, e buen Camino!
Excelente blog. Quanto mais leio mais gosto. Expõe de modo franco e realista as vivências do Caminho. Não tenho dúvida de que o futuro peregrino que ler este blog irá ao Caminho muito melhor preparado do que aquele que não tiver esta sorte. Quem ler este blog, certamente terá muito menos chance de passar por pequenos contratempos no Caminho. E quem já foi certamente irá se divertir resgatando lembranças trazidas pela leitura. Vou recomendá-lo a todos que me perguntarem do Caminho.
Obrigado Luiza!
Bom saber que meu trabalho está sendo útil! Comentários como este dão força e motivação para continuar firme na atualização do blog!
Muito obrigado!
Claudio
Boa noite.
Pretendo fazer o Caminho de Santiago até meados de 2020 e estou gostando demais de suas dicas.
Como fazer para acompanhar as suas postagens ? Não sou muito boa nessa história de internet.
Muito obrigada, e parabéns !
Boa noite Denise!
Obrigado por ler o blog! Fico feliz em estar ajudando!
Para acompanhar as postagens você pode se inscrever no blog. Para isso basta colocar seu nome e e-mail no quadro “mantenha-se atualizado”. No computador fica ao lado direito. Nos dispositivos móveis o quadro fica bem embaixo. Porém há uma versão “leve” do site (para dispositivos móveis apenas) que não tem este quadro. Então, se não estiver aparecendo para você, tente digitar o endereço https://www.meuscaminhos.com.br no seu navegador. Assim deve aparecer. O quadro é na cor laranja.
Um abraço e bom Caminho!
Claudio
Ficou ótimo! Eu também fiz um video para meu canal sobre Hostel, dicas e essas coisas de bom senso que muitos não ligam, aff.
Há, esse video aí no final não está funcionando!
Meu video sobre o hostel: https://www.youtube.com/watch?v=phZtehF5Ng4
valeu friends!
Obrigado Presi!
O vídeo era uma versão dublada, provavelmente o YouTube tirou do ar. Vou ver se acho outra versão. Ele falava mais sobre albergues do Caminho de Santiago, que são exclusivos para peregrinos.
Um abraço!
Olá. Já fizemos todo o Caminho Francês a pé em 2022. E iremos repetir tudo em 2025. As dicas postadas aqui são muito importantes e bem claras.
Mesmo assim ainda tenho uma dúvida sobre o uso do Saco de dormir.
Tem albergues em que é obrigatório ter o saco de dormir?
Se tiver junto apenas uma manta simples e bem leve para cobrir-se será permitida a entrada?
Olá Inezio!
É importante ter o saco de dormir, pois nem todo albergue fornece roupa de cama e, quando fornecem, é descartável (bem frágil). Além disso, o saco de dormir serve como uma forma de marcar que a cama já está ocupada. Também tem a questão do frio, que é algo que pode incomodar bastante dependendo da época. Há sacos de dormir que pesam aproximadamente 600 gramas, então talvez não valha a pena abrir mão disso. Independente desses detalhes, acredito que nenhum albergue vá impedir sua hospedagem por falta do saco de dormir, mas é altamente recomendável por questões de segurança, higiene e proteção. Dificilmente você vê peregrinos sem o saco de dormir, um sinal da importância do seu uso.
Mas, novamente respondendo a sua pergunta, acho difícil que um albergue negue sua entrada por falta do saco de dormir. Mas como isso é algo que pode variar de albergue para albergue, recomendo que entre em contato com os que pretende ficar para verificar a política deles e não ter nenhuma surpresa.
Bom Caminho!