A Porta Santa é aberta sempre nos Anos Santos, e o fiel que passar por ela recebe uma
indulgência especial, bastando, depois de entrar na Catedral, fazer uma oração. Também é necessário que se confesse e comungue até 15 dias antes ou depois deste dia, em qualquer igreja.
O Ano Santo, ou Jubileu, ou ainda Ano Jubilar Compostelano, é o ano cujo dia de Santiago (25 de julho) coincide com um domingo. Isto ocorre a cada 6, 5, 6 e 11 anos. Como o último foi em 2010, o próximo será em 2021 e depois em 2027, 2032, 2038, 2049 e assim por diante.
Porém o Papa decretou um “Jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus”. Este Jubileu terá início em 8 de dezembro de 2015 e encerrará em 20 de novembro de 2016. Com isto, segundo o que foi publicado no periódico La Voz de Galicia, a Catedral de Santiago de Compostela terá sua Porta Santa, que fica na Praça da Quintana, excepcionalmente aberta neste ano. Esta será a primeira vez que ela é aberta fora de um Ano Santo, desde que foi instituída a tradição, em 1122.
Os peregrinos que não querem esperar até 2021 para atravessar a Porta Santa e receber a indulgência devem aproveitar esta grande oportunidade. Normalmente o fluxo de peregrinos aumenta bastante nos Anos Santos, pois a publicidade feita pelos governos afim de atrair turistas é bem grande. Sendo esta abertura “fora de época”, não há muito tempo hábil para fazer tal divulgação, não crescendo tanto a procura pelo Caminho de Santiago de Compostela (apesar de que, obviamente, vai aumentar bastante o número de peregrinos).
Não propositalmente, mas em boa hora, foi inaugurado em Santiago de Compostela o novo Centro de Acolhida aos Peregrinos, com uma estrutura muito maior que o atual. Isto ajudará bastante caso o fluxo de peregrinos chegando na cidade de Santiago de Compostela aumente significativamente.