Mais uma lenda do Caminho de Santiago de Compostela: a história de Dom Suero de Quiñones e El Paso Honroso. Conta a história que um cavaleiro da região de Léon, Dom Suero de Quiñones, pediu uma audiência com o Rei Juan II de Castela, em 1434. Este era um Ano Jacobeo (também conhecido como Ano Santo). Nesta audiência ele pediu permissão ao rei para fazer um torneio especial.
Neste artigo você vai encontrar:
A Proposta do Torneio
A ponte sobre o Rio Órbigo, em Hospital de Órbigo seria o lugar escolhido para sua realização. A proposta do torneio era a seguinte: todos os cavaleiros que passassem por lá seriam obrigados a participar de uma justa (torneio medieval). Quem não quisesse deveria deixar uma luva em, sinal de covardia, e atravessar o rio Órbigo sem usar a ponte. Importante salientar que esta ponte ficava (e ainda fica) no Caminho de Santiago.
Don Suero levaria preso ao seu pescoço um anel de metal como prova de amor à sua amada, Doña Leonor de Tovar. O objetivo deste torneio, que duraria um mês, era se livrar deste anel peregrinando até Santiago de Compostela, depois de vencer todos os cavaleiros que participassem das justas e de ter quebrado pelo menos 300 lanças, a uma proporção de 3 por cavaleiro.
El Paso Honroso, em Hospital de Órbigo
O Rei lhe deu a permissão e convidou os melhores cavaleiros do reino a passarem por Hospital de Órbigo. O torneio, que ficou conhecido como El Paso Honroso, começou então em 10 de julho de 1434. Terminou somente no dia 9 de agosto do mesmo ano, quando Don Suero de Quiñones foi ferido. Conta-se que durante o torneio apenas um cavaleiro perdeu a vida. Ele foi atingido no olho por uma lança, que atravessou seu cérebro.
Ao fim do torneio, Don Suero e seus amigos se dirigiram à Santiago de Compostela para cumprir a promessa feita. Lá ele depositou o anel e a cinta azul, os símbolos de seu amor por Doña Leonor.
Dom Suero de Quiñones em Dom Quixote de la Mancha
Esta história é tão famosa que é citada no livro Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: “… Digam que foram mentiras as justas de Suero de Quiñones, o do Passo, as empresas de mossém Luís de Falces contra D. Gonçalo de Guzman, cavaleiro castelhano, e outras muitas façanhas praticadas por cavaleiros cristãos, destes reinos e dos estrangeiros, tão autênticas e verdadeiras que, quem as negasse, careceria de razão e de bom discorrer”.
As Justa em Hospital de Órbigo, Atualmente
Atualmente, Hospital de Órbigo celebra suas justas medievais todo primeiro fim de semana de junho, como atração turística. Esta é uma homenagem à façanha de Don Suero de Quiñonese. Esta festa foi declarada Festa de Interesse Turístico Regional. Dela participam milhares de damas, cavaleiros, mercadores, camponeses, reis, bruxas, bobos da corte, monges e taberneiros. Todos vestidos com seus melhores trajes medievais.
______________________________________________
Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Paso_honroso