Esta etapa entre Santo Domingo de la Calzada e Belorado é tranquila. A distância entre as duas cidades é pequena, então terá tempo para descansar para o dia seguinte, que será um pouco mais cansativo. A subida constante é diluída na distância, portanto quase não é sentida. Há, claro, os altos e baixos, algumas subidas e descidas um pouco mais íngremes, mas nada muito assustador.
Neste artigo você vai encontrar:
Santo Domingo de la Calzada a Redecilla del Camino
Não há muito para falar. O trecho é tranquilo, quase plano. Tem uma subida na chegada de Grañon, mas daquelas que o peregrino já está mais do que acostumado, nada muito grande. O gráfico do perfil de altitude (no fim do artigo) assusta, mas não reflete exatamente o que acontece. É que o programa que estou usando pega as altitudes máxima e mínima como referência para as extremidades do gráfico. Assim o mapa fica “esticado”, com as altitudes aparentemente exageradas, desproporcionais.
Indo até Grañon
Mas vamos lá, saindo do albergue de Santo Domingo de la Calzada começo a contar a distância. Cerca de 650 metros depois você chegará à Ermita del Santo. Em seguida passará pela ponte de Santo Domingo. Esta ponte cruza o Rio Oja. Uma das hipóteses de origem de La Rioja é justamente o nome deste rio. Mas nada comprovado, existem outras possibilidades.
No km 1,1 você cruzará uma pequena estrada. Já no km 1,75 será a vez de atravessar outra carretera, mais movimentada que a primeira. Cuidado e atenção neste ponto! Depois disso é só seguir as flechas que logo estará no próximo pueblo. Quando passei por este trecho pela primeira vez, em 2009, a estrada ao lado do Caminho não estava duplicada. O Caminho seguia ao lado da carretera por um pedaço e depois ia pelas estradas secundárias. Agora o Caminho acompanha a estrada até Grañon, no km 6,35. Não fará diferença alguma na sua peregrinação, mas vou falar. No km 4.7 você passará ao lado de um viaduto. Achei interessante a arquitetura dele, que foge um pouco daqueles pilares retos. Mas é só uma curiosidade…
Em Grañon, bem na entrada do pueblo, há uma fonte e um pouco de sombra para descansar. Na Calle Mayor você encontrará bares, caso precise comer algo ou ir ao banheiro. Sempre lembrando que faz parte da educação consumir algo no bar que você vai usar o banheiro. Acredito que não é preciso falar, mas avisar é sempre bom. 🙂
O albergue de Grañon
Quem preferiu esticar a caminhada do dia anterior para pernoitar em Grañon, certamente não se arrependeu. O albergue paroquial San Juan Bautista é super simples, fica na torre da igreja e foi construído por peregrinos. Não há camas ou beliches, os peregrinos dormem em colchonetes. Ao chegar perguntei pelo sello (carimbo) para a credencial, responderam-me que ali o sello era um abraço, que recebi logo em seguida. O jantar foi a famosa cena comunitaria. Todos ajudaram a preparar, a servir e a limpar tudo depois. Apesar da simplicidade do local (apenas o que o peregrino realmente precisa), foi uma das melhores experiências que tive no Caminho de Santiago. Ah, e o pagamento é um donativo, que é feito em uma caixinha aberta e você coloca livremente, sem alguém “fiscalizando” para ver quanto colocou.
De Grañon a Redecilla del Camino
Na saída de Grañon, último pueblo de La Rioja no Caminho Francês, você vai encontrar quase 600 metros de descida. Antes de sair desta aldeia você terá uma bela vista do Caminho, a paisagem é muito bonita no começo da descida. Depois serão 1,2 quilômetro de subida de dificuldade leve a média. O resto do trecho será normal, com subidas e descidas comuns do Caminho, mas nada que valha a pena ser mencionado.
Quando o peregrino chegar no km 8,6, ou seja, no fim da subida que mencionei, verá uma grande placa mostrando o Caminho de Santiago em León y Castilla. Sim, está deixando La Rioja. Agora é só andar mais 1,6 quilômetro e chegará em Redecilla del Camino. Na entrada deste pueblo vai ter um posto de informações turísticas de León y Castilla.
Em Redecilla del Camino você estará praticamente na metade da etapa. Aqui poderá fazer uma pausa para descansar e comer. Isso se já não fez em Grañon, que tem mais estrutura, com mais bares. Estando aberta, visite a igreja Virgen de la Calle. Em seu interior vai encontrar uma pia batismal do século XII.
Redecilla del Camino a Belorado
Depois de Redecilla del Camino o trajeto será todo ao lado da rodovia, a famosa N-120. Obviamente você sairá um pouco da carretera nos vilarejos. Os próximos 2 pueblos ficam muito próximos um do outro, separados por aproximadamente 2 quilômetros um do outro. São eles Castildelgado e Viloria de Rioja.
Castildelgado é um pueblo muito pequeno, quase sem estrutura para os peregrinos. Em Viloria de Rioja fica o albergue Refugio de Acacio y Orieta, brasileiros. Apesar de que não tive a oportunidade de conhecer, sei que falam muito bem deste albergue, principalmente da recepção dos hospitaleiros. Um importante destaque: Viloria de Rioja é a terra de Santo Domingo de la Calzada. Contarei a história do santo em outro artigo.
Observações
Depois de Viloria de Rioja, serão 3,6 km aproximadamente até Villamayor del Rio, outro pequeno pueblo. Pouco depois da entrada há uma pracinha com algumas mesinhas, boas para dar uma paradinha para respirar ou comer algo. Daqui serão quase 5 quilômetros até Belorado. Está quase chegando, ânimo! No km 21,1 você atravessará a rodovia novamente. Lembre-se que a N-120 é movimentada. Atenção especial nesta travessia, pois é logo depois de uma curva. No km 21,4 chegará no albergue A Santiago. Este albergue fica a 600 metros de Belorado. Se preferir ficar afastado da cidade, aqui pode ser um bom lugar (não conheço o albergue). Eu gosto de ficar em Belorado, pois é uma cidadezinha simpática, com estrutura para o peregrino e é pequena.
Nesta etapa há muitos trechos com retas ao lado da estrada, onde é possível ver de longe a continuação do trajeto. Isto faz, ás vezes, com que nos sintamos mais cansados do que quando não vemos o que temos pela frente. A etapa não é difícil, porém tem pouca sombra.
Em Belorado, o albergue paroquial fica na entrada, junto à igreja de Santa Maria. Você passará obrigatoriamente por ele (se seguir as flechas amarelas!) e é bem identificado. Quando fiquei neste pueblo pernoitei no Albergue Caminante. Gostei muito de lá. Ouço também muitos elogios do albergue Cuatro Cantones, que tem uma estrutura muito boa, inclusive piscina.
Descanse bastante neste dia, principalmente se você prentende ir até Agés ou Atapuerca no dia seguinte.
Buen Camino!
Mapa e Altimetria da Etapa
Albergues e Outras Acomodações
Santo Domingo de la Calzada (La Rioja)
População: 6339
Albergues
Grañón (La Rioja)
População: 292
Albergues
Redecilla del Camino (Burgos)
População: 136
Albergues
Castildelgado (Burgos)
População: 49
Albergues
Viloria de Rioja (Burgos)
População: 44
Albergues
Villamayor del Río (Burgos)
População: 100
Albergues
Belorado (Burgos)
População: 1800
Muito bom seus posts sobre cada etapa. Pretendo fazer o caminho este ano e comprei um mapa muito interessante, que traz informações úteis sobre cada etapa, como tipografia, por exemplo. Mas me faltava uma ideia mais palpável, visualizando os caminhos, as dificuldades, dicas e tal. Seus posts estão me auxiliando a concretizar o caminho e me estimular ainda mais. Obrigada.
Fico feliz em saber que estou conseguindo ajudar! 🙂
Espero conseguir colocar as etapas logo. Demora um pouco para elaborar cada artigo, mas vou tentar correr! Você pode ficar tranquila, lá você vai conseguir se virar sem problemas, mesmo que não planejasse nada (ou quase nada).
Precisando de qualquer coisa, tendo qualquer dúvida, pode escrever! Se tiver sugestões de tema para artigos, não deixe de me falar, terei prazer em buscar as informações para auxiliar a todos! 🙂
Um abraço!
Olá peregrina, tudo bem?
Poderia dar detalhes do mapa, onde compro online?
Abraço
Fernanda Siqueira
Olá Cláudio, dessa vez tbm fiquei em Belorado. Sorte que pude assistir e participar da festa de Santas Gracias. Até carreguei o andor. uma festança… adorei…. ah, em santo domingo de la calçada o albergue é maravilhoso. uma cozinha linda. a primeira vez que fiquei ai, tbm em Belorado… das outras vezes fiz outras paradas. na proxima vou visitar novos lugares e albergues ne. TFA esiopoeta